sábado, 19 de maio de 2012

Como estudar os ramos da Física


Como estudar Física

Aprender Física exige muita atenção, observação, interpretação, imaginação e esforço. A imaginação é importante para que você possa visualizar as situações propostas nos problemas. Veja um exemplo.

Enunciado de um problema: Um coelho sai de sua toca e se desloca 40 metros para o norte, em seguida vira a direita e caminha 30 metros para o leste, vira novamente para a direita e caminha 80 metros para o sul. Necessitando voltar muito rapidamente para a toca qual será a menor distância que ele deverá percorrer?

Exige esse problema que você imagine o bicho caminhando... exige que você lembre bem para onde fica o norte, o leste , o oeste e o sul (a famosa “rosa dos ventos”) e você tem que representar graficamente a situação:

É necessário, também, conhecer o significado de cada palavra. Alguns termos usados em Física são usados na linguagem comum com o mesmo significado, outros são usados no dia a dia, mas têm, na Física um significado um pouco diferente, e há termos que praticamente não se usa na linguagem comum. Você precisa conhecer todos eles e saber o significado que o termo tem para a Física.

Exemplos:
São usados no dia a dia com o mesmo significado: Distância, Velocidade, Tempo, ...

São usados no dia a dia mas tem na Física um significado próprio:
*Massa – a massa mede a inércia de um corpo, sua unidade de medida é o quilograma, kg. Na linguagem comum confunde-se massa com peso.
*Peso – é uma força. É força que a Terra exerce sobre os corpos puxando-os para baixo. Mede-se em newtons (N) ou em quilograma-força (kgf). Como já disse, na linguagem comum é confundido com massa.
*Trabalho – na linguagem comum é uma tarefa a ser cumprida em certo tempo, um emprego ou algo assim. Na Física, trabalho é energia...

Não são muito utilizados no dia a dia: capacidade térmica, calor específico, quantidade de movimento, etc...

A Física às vezes é chamada de Ciência das Medidas, pois o conceito de medida e os sistemas de medidas são fundamentais para todas as áreas da Física.

Uma coisa importantíssima para aprender Física é praticar, ou seja, resolver problemas muitos problemas. Acontece que não há muito o que inventar em termos de problemas de maneira que com a prática você acaba percebendo que os problema são parecidos, mesmo quando os enunciados não parecem ser. Então se os problemas são parecidos embora os enunciados não sejam, você pode resolver os execícios de um livro ou de uma apostila usando os exercícios resolvidos como modelo.

As áreas da Física, abordadas no Ensino Médio são:

I - Mecânica:

a) Cinemática

b) Dinâmica

c) Estática

d) Mecânica dos Fluídos: compreende a hidrostática e a hidrodinâmica

II - Física Térmica

a) Termologia: termometria e dilatometria

b) Calorimetria

c) Leis dos gases e Termodinâmica

III - Ondulatória

a) Ondas

b) Acústica

c) Óptica Física

IV - Óptica Geométrica

V - Eletricidade e Magnetismo

a) Eletrostática

b) Eletrodinâmica

c) Magnetismo

d) Eletromagnetismo

VI - Física Moderna

a) Relatividade Restrita de Einstein

b) Princípios da Física Quântica

c) Física nuclear e de partículas (princípios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário