sábado, 19 de maio de 2012

Como a física explica o ECO?


A Física é a ciência que estuda anatureza e está presente em várias situações do nosso dia a dia, mas com nossa atenção voltada para o trabalho e outras atividades, não paramos para pensar porque muitas dessas situações acontecem.
A frase: “A realidade é maior que a ficção”, representa a verdade sobre fenômenos curiosos que acontecem na nossa vida ou na natureza e que a física explica. Algumas delas nem pensamos que podem ser explicadas pela física, mas, muitas curiosidades a física explica.

Eco

É a repetição de um som devido à reflexão de sua onda sonora que se reflete numa barreira como em um rochedo, um prédio e chega aos ouvidos mais tarde do que o resto da onda sonora.

Água Destilada

É a água obtida através da destilação, ou seja, condensação do vapor através de ebulição ou evaporação da água não pura. Como contém pouco teor de sais, pode ser prejudicial à saúde porque dilui os sais do organismo.
Batatas com ervas e homem com dores na perna

Ervas conservante

Devido ao oxigênio do ar os alimentos degradam-se. A salva e o rosmaninho são utilizados como conservantes porque contêm componentes antioxidantes que conservam os alimentos.

Cansaço humano

Ocorre na prática  de esforços físicos. A baixa de oxigênio dá formação ao ácido láctico nos músculos, responsável pelas dores musculares duradouras. Para eliminá-lo é necessário descanso e muito oxigênio.

Paraquedista

Paraquedistas e urtigaNa queda livre ele atinge uma velocidade terminal em dado momento, então, a força devida à gravidade é equilibrada pela resistência viscosa do ar e o paraquedista move-se em velocidade constante sem aceleração.

Urtigas

Têm folhas espinhosas com ácido metanoico, responsável pela sensação dolorosa quando em contato com a pele. São incolor e extremamente pungentes, algumas formigas utilizam esse ácido como veneno.

Teflon

Panela com teflonAlguns utensílios são revestidos pela película Teflon, nome popular para politetrafluoretileno, termicamente estável, muito resistente a ácidos corrosivos, apresenta insolubilidade em solventes e aspecto escorregadio.
Como vimos, pela física nada deixa de ter uma explicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário