sábado, 19 de maio de 2012

FÍSICA na médicina

Que a Física está presente em todos os ramos que envolvem alta tecnologia é óbvio! Mas, um deles, em particular, fundamental para a vida, é a Medicina. Embora a relação natural desta seja com as Ciências Biológicas, cabe dizer que grande parte dos avanços que ocorreram nas últimas décadas foram de mãos dadas com a Física.

Gostaria de começar pelo bom, velho e aparentemente simples exame de “raio x” – o correto é no plural, raios X. Descoberto porRoentgen no final do séc. XIX, tais exames representaram um enorme salto, por exemplo na Ortopedia, quando começaram a ser utilizados para diagnósticos. Ele próprio percebeu a importância de sua descoberta! Eu diria que a radiografia mais famosa do mundo é a da mão se sua esposa, aliás de posse de um senhor anel!











Hoje, a técnica é bastante difundida e muito utilizada. Não só porque é útil, mas em relação a outras, como a Tomografia Computadorizada, é bem mais barata. Quando bem utilizada, dentro das normas de Radioproteção, apesar de utilizar radiação o exame é inofensivo. Para quem quiser se aprofundar, já que pode aparecer algo no ENEM e nos Vestibulares, segue uma aula que preparei, que dá uma visão geral sob abordagem histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário