segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ampère, Biot, Savart e Gauss


Outras leis do eletromagnetismo


Os diferentes fenômenos relacionados com o eletromagnetismo foram estudados por diversos cientistas ao longo de algumas décadas. O primeiro a constatar que a corrente elétrica está associada a um campo magnético foiHans Christian Öersted, cujas experiências representam um marco noestudo da eletricidade e do magnetismo. Depois dele, Ampère, Henry, Faraday, Lenz, Neumann e outros

sistematizaram e deram forma matemática às leis que regem as interações eletromagnéticas, entre elas,a de que a variação de um campo magnético está associada a uma corrente elétrica.
Logo após a descoberta de Öersted, o físico francês André-Marie Ampèreformalizou a relação entre corrente elétrica e campo magnético por meio de uma lei que ficou associada ao seu nome. Essa lei diz que cargas elétricas em movimento estão associadas a campos magnéticos ao seu redor e relaciona quantitativamente correntes elétricas e campos magnéticos em determinada região do espaço.

Em alguns casos, essa lei permite o cálculo da intensidade do vetor campo magnético de maneira mais simplificada. Graças a essa lei, podemos determinar a intensidade do vetor campo magnético num ponto P à distânciar de um condutor retilíneo (considerado de comprimento infinito), percorrido por uma corrente elétrica contínua de intensidade i, por meio da expressão: .

Uma observação importante em relação a essa lei é que, com a formulação utilizada, não é calculado o campo magnético total associado à corrente, mas, sim, uma parcela desse campo. Em dois casos apenas essa parcela coincide com o campo total: no caso de um fio retilíneo e do solenóide.


A Lei de Biot-Savart

Essa lei, que recebeu o nome dos físicos franceses Jean-Baptiste Biot e Félix Savart, considera que a intensidade do vetor campo magnético total pode ser calculada somando-se as contribuições dos campos magnéticos associados a vários trechos de um fio que apresente corrente elétrica.

Sem entrarmos em muitos detalhes em relação ao cálculo matemático utilizado para chegar à relação final, a intensidade do vetor campo magnético total pode ser obtida por meio da seguinte relação: . Onde:

 = representa a intensidade do campo magnético total;
 = representa a soma de cada parcela da variação do campo magnético;
 = somatório;
 = trecho do fio com corrente ;
 = o módulo ou intensidade do vetor , que representa a posição  em relação ao ponto do espaço onde será calculada a intensidade do campo magnético;
 = ângulo entre a direção da corrente elétrica em  e ;
= constante do meio que envolve o fio.

No caso do fio retilíneo e do solenóide, tanto o cálculo feito por meio da lei de Ampère quanto o cálculo realizado por meio da lei de Biot-Savart devem chegar ao mesmo resultado.


A Lei de Gauss

Essa lei nos diz que é impossível separar os pólos de um ímã, ou seja, sempre que quebrarmos um ímã, cada um dos novos pedaços obtidos apresentará um pólo sul e um pólo norte. Assim, podemos afirmar que não ocorre nas cargas magnéticas o que acontece com as cargas elétricas, em que temos uma carga positiva e outra negativa.


 ciencia.hsw.uol.com.br/imas1.htm
Ao quebrarmos um ímã em pedaços menores, cada pedaço será constituído por pólos norte e sul.


Esses campos têm suas origens relacionadas às cargas em movimento. Em relação às linhas de campo magnéticas, a Lei de Gauss afirma que não existe lugar para as linhas de campo magnético nascerem ou morrerem. Ou seja, o campo magnético só pode ser representado por linhas fechadas, para as quais não existe início ou fim, embora, na prática, utilizemos a idéia de que essas linhas nascem no pólo norte e morrem no pólo sul.


Referências bibliográficas

  • Física. Wilson Carron e Oliveira Guimarães, Editora Moderna, 2ª edição, São Paulo, 2003.
  • Física. Alberto Gaspar, Editora Ática, 1ª edição, São Paulo, 2005.
  • Física 3: eletromagnetismo. Grupo de reelaboração do ensino de física, Edusp, 3ª edição, São Paulo, 1998.
  • Física - Eletromagnetismo e física moderna. Paulo César M. Penteado e Carlos Magno A. Torres, Editora Moderna, São Paulo, 2005.
  • Física - módulo 4 - eletricidade e magnetismo. Pró-universitário. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, USP, 2004.
  • Física no cotidiano - volume 3. Paulo T. Ueno, Editora Didacta, São Paulo.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário