terça-feira, 10 de julho de 2012

QUESTÕES: ITA


Instruções:
Leia atentamente os exercícios e tente resolvê-los.


01. Foi Rene Descartes em 1637 o primeiro a discutir claramente a formação do arco-íris ele escreveu: Considerando que esse arco- Iris aparece não apenas no céu. Mas também no ar perto de nós, sempre que haja gotas de água iluminadas pelo sol, como podemos ver em certas fontes eu imediatamente entendi que me acontece devido apenas ao caminho que os raios de luz traçam nessas gotas e atingem nossos olhos. Ainda mais, sabendo que as gotas são redondas como fora anteriormente provado e mesmo que sejam grandes ou pequenas, a aparência do arco-íris não muda de forma nenhuma tive a idéia de considerar uma bem grande, pera que pudesse examinar melhor. Ele então apresentou a figura onde estão representadas as trajetórias para os arco-íris primário e secundário.

Determinar o ângulo entre o raio incidente na gota. AB e o incidente no olho do observador DE, no caso do arco-íris primário, em termos do ângulo de incidência e do ledice de refração da água na Considere o Índice de refração do ar n=1



Sugestão de Resposta:




02. Um raio de luz de uma lanterna acessa em A o ponto B, ao ser refletido por um espelho horizontal numa semi-reta DE na figura, estando todos os pontos num mesmo plano vertical.

Determine a distância entre a imagem virtual da lanterna A e ponto B. Considere AD= 2m, BE= 3m e DE= 5m

Sugestão de Resposta:




03. A figura mostra um raio de luz propagando-se num meio de índice de refração n1 e transmitindo para uma esfera transparente de raio R e índice de refração n2. Considere os valores do ângulos α, Φ1, Φ2, muitos pequenos, tal qe cada ângulo seja respectivamente igual à sua tangente e ao seu seno. O valor aproximado de Φ2 é de:



Sugestão de Resposta:




04. No estudo de ondas que se propagam em meios elásticos, a impedância característica é dada pelo produto as sua densidade pela velocidade da onda nesse material ou seja z = μv, sabe-se também que uma onda de amplitude a1 que se propaga em meio 1ao penetrar em uma outra região, de meio 2, origina ondas refletidas e transmitidas, cuja amplitude são, respectivamente :

Num fio sob tensão  velocidade da onda nesse meio é dada por v - , considere agora o caso de uma onda que se propaga num fio de densidade linear μ(meio 1) e penetra num trecho desse fio em que a densidade linear muda para 4μ indique a figura que representa, corretamente refletidas (r) e transmitidas?



Sugestão de Resposta:




05. Indique a opção que explicita o representado pelo gráfico da figura:

a) A soma de uma freqüência fundamental com a sua primeira harmônica mais a sua segunda harmônica, todas elas de mesma amplitude.
b) A soma de uma freqüência fundamental com a sua primeira harmônica de amplitude 5 vezes menor mais a segunda harmônica de amplitude 10 vezes menor.
c) A soma de uma freqüência fundamental com a sua harmônica, ambas com amplitudes iguais
d) A soma de uma freqüência fundamental com a sua segunda harmônica com metade da amplitude.
e) A soma de uma freqüência fundamental com a sua primeira harmônica com metade da amplitude.


Sugestão de Resposta:




06. Um feixe de luz é composto de luzes de comprimento de onda λ1 e λ2 sendo λ1 15 % maior que λ2. Esse feixe de luz incide perpendicularmente num anteparo com dois pequenos orifícios, separados entre si por uma distância d. A luz que sai dos orifícios é projetada num segundo anteparo, onde se observa uam figura de interferência.

Pode-se afirmar então, que:

a) O ângulo de arcsen (5λ1/d) corresponde á posição onde somente a luz de comprimento de onda é observada.
b) O ângulo de arcsen (10λ1/d) corresponde á posição onde somente a luz de comprimento de onda é observada.
c) O ângulo de arcsen (15λ1/d) corresponde á posição onde somente a luz de comprimento de onda é observada.
d) O ângulo de arcsen (10λ1/d) corresponde á posição onde somente a luz de comprimento de onda é observada.
e) O ângulo de arcsen (15λ1/d) corresponde á posição onde somente a luz de comprimento de onda é observada.


Sugestão de Resposta:




07. Um apreciador de música ao vivo vai a um teatro, que não dispõe de amplificação eletrônica, para assistir a um show de seu artista predileto. Sendo detalhista, ele toma todas as informações sobre as dimensões do auditório cujo teto é plano e nivelado. Estudos comparativos em auditórios indicam preferência para aqueles em que seja de 30 ms a diferença de tempo entre o som direto e aquele que primeiro chega após uma reflexão . Portanto, ele concluiu que deve se sentar a 20 m do artista, na posição indicada na figura. Admitindo a velocidade do som no ar de 340 m/s, a que altura h deve estar o teto com relação a sua cabeça? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário