terça-feira, 24 de julho de 2012

Formação da imagem no tubo de uma TV

A formação da imagem no tubo de uma televisão é uma importante aplicação da força magnética que atua sobre uma carga elétrica em movimento. A imagem que se forma na tela da televisão, assim como no cinema, consiste em uma série de quadros construídos em curtos intervalos de tempo. É em razão da persistência da retina do olho humano que o cérebro interpreta as imagens de forma contínua. A imagem na televisão é formada por um feixe eletrônico que varre a tela do tudo de imagem. No cinema o processo de formação das imagens ocorre de forma contrária ao processo que ocorre nas televisões. A formação das imagens consiste em fotografias diferentes uma das outras, que ao serem movimentadas em alta velocidade acabam por formar a imagem que o cérebro humano capta. 

O tubo de uma televisão é constituído das seguintes partes: 

• O canhão eletrônico fica situado na parte externa posterior ao tudo. Esse é um dispositivo que emite feixes de elétrons, os quais são acelerados través de uma tensão de milhares de volts; 
• Um par de bobinas que gera um campo magnético tanto na horizontal quanto na vertical. Ao passar pelas bobinas os feixes de elétrons sofrem deflexão horizontal e vertical em razão da força exercida pelo campo magnético; 
• A tela é onde são formadas as imagens. Ela é coberta por um material fluorescente e é atingida pelo feixe de elétrons após serem defletidos pelos campos magnéticos. 

Ao atingir a tela, os elétrons produzem uma mancha luminosa em cada ponto que eles atingem. Os campos magnéticos das bobinas, os quais defletem os elétrons, mudam periodicamente de sentido de forma a fazer com que os elétrons percorram, em alta velocidade, toda a tela, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Se a TV não estiver sintonizada em nenhum canal a varredura acontece de forma contínua, dando origem a um brilho uniforme na tela da TV. Ao sintonizar um canal, os sinais que são captados pela antena modificam a varredura fazendo com que certos pontos fiquem mais claros em relação a outros, formando assim a imagem que vemos. 

A cor da imagem que aparece na televisão é determinada pelo material fluorescente que reveste a tela. Esse material pode ser preto e branco como também verde e branco, azul e branco ou vermelho e branco. Em uma TV em cores o tubo possui três canhões eletrônicos, um para cada cor primária da luz (verde, azul e vermelho), é como se fossem três tubos. A tela por sua vez, é composta por inúmeros pontos triplos, fosforescente, que emitem luz ao serem atingidos pelos feixes de elétrons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário