segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dica do Dia


Seno Cosseno e Tangente

Seno, Cosseno e Tangente
Quando estamos na escola nós sempre nos identificamos com alguma matéria, e por gostarmos mais dela do que das outras ela se torna muito mais fácil e mais pratica do que a outra, e quando não gostamos ou simplesmente odiamos aquela matéria parece que ela se torna um milhão de vezes mais difícil do que ela já é e isso nos complica e atrapalha o nosso rendimento escolar, porque parece que quanto mais os professores explicam maior fica o nó na nossa cabeça e mais duvidas e questões vão surgindo na nossa mente, e ficamos ainda mais embaralhados e confusos. As matérias que as pessoas encontram um maior numero de dificuldade são as matérias de língua portuguesa e matemática, mais precisamente a matemática mesmo, e isso acontece porque quando vemos aquela conta gigante na lousa e a professora explicando já nos confundimos e parece que com essa confusão nós acabamos tendo um bloqueio muito grande na hora do aprendizado, ou seja, nós mesmos colocamos esse bloqueio na nossa mente e ai sim a matéria se torna muito complexa e insuportável.
Na matemática existem várias contas para ser usadas para calcular os mais variados tipos de coisa que podem existir, e quando essas contas aparecem a primeira coisa que surge na nossa cabeça é, “Para que eu irei usar essa conta?”, saiba que nem todas você ira usar mas dependendo da profissão que irá seguir você ira usar sim muitas das contas que você não sabe nem mesmo o porque que esta aprendendo, então é muito com que mesmo com muitas duvidas e interrogações você preste bem a atenção em tudo que o professor esta falando porque só assim você conseguira aprender e não fique ai resmungando, tenha boa vontade para aprender. Muitas pessoas têm duvida de como calcular e também o que é o seno, cosseno e tangente. Este tipo de medida serve para poder calcular os ângulos das figuras, sendo assim você precisa saber quais são os nomes das retas que possam vir a formar os ângulos, porque só de saber o nome você já terá meio caminho andado na hora de resolver uma conta dessas:
• Cateto Oposto – é aquele que esta aos o ângulo, ou seja não é ele que forma o ângulo.
• Cateto adjacente – é aquele que ajuda forma o ângulo.
• Hipotenusa – para calcular este valor você tem que utilizar este formula H² = C² + C² , ou seja hipotenusa ao quadrado é igual a somas dos catetos ao quadrado.
Agora para que você calcule o seno, cosseno e tangente siga esta regra:
• Seno = cateto oposto/hipotenusa
• Cosseno = cateto adjacente/hipotenusa
• Tangente = cateto oposto/cateto adjacente.


Seno, cosseno e tangente – Como calcular e exercícios



Para entender como calcular seno, cosseno e tangente vamos entender as definições de cada um.
Seno de um ângulo é a ordenada do ponto N.
Cosseno de um ângulo é a abscissa de N.
Para ficar mais fácil de entender, e saber o que é tangente, veja o desenho abaixo.
* A tangente é representada pelo traço roxo.
Seno, cosseno e tangente
Para calcular o seno ou cosseno podemos usar a fórmula básica: sen²x + cos²x= 1
A tangente pode ser descoberta a partir da seguinte fórmula: tg x = senx/cos x. Sendo que o cos x deve ser diferente de 0.
O aluno deve saber os seguintes senos e cossenos para descobrir os valores de outros ângulos.
Tabela com os valores dos senos e cossenos dos principais ângulos.
Ângulo
0
30°
45°
60°
90°
seno
0
1/2
√2/2
√3/2
1
cosseno
1
√3/2
√2/2
1/2
0
Como calcular seno e cosseno de outros ângulos que não estão na tabela acima.
Para descobrir o seno ou cosseno de um ângulo no segundo quadrante basta diminuir o valor dele de 180 e achar o valor na tabela acima. Contudo, o cosseno será negativo. Por exemplo:
cos 150° =
180 – 150 =
30 =
-cos 30° = -√3/2
Ou seja, o valor do cosseno de 150° será -√3/2.
No terceiro quadrante, ao invés de diminuir de 180, ele será diminuído do valor do ângulo . Nesse caso, tanto o seno quanto o cosseno serão negativos. Exemplo: sen 210° = 210 – 180 = 30 = -sen 30° = -1/2.
No quarto quadrante, subtraia o valor do ângulo de 360. Somente o seno será negativo. Exemplo: sen 315° = 360 – 315 = 45 = -sen 45° = -√2/2.
Caso tenha ficado alguma dúvida, basta usar o formulário de comentários.




Exercícios:
1 – Descubra:
a) sen 360° 
b) cos 180° 
c) cos  (-330°)
d) sen 225°
e) cos 270°
f) cos 360° 
g) sen 330°
h) cos 330°




Gabarito:A) 0 
B) – 1
C) ½
D)-√2/2
E) 0
F) 1
G) -1/2
H) √2/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário