terça-feira, 10 de julho de 2012

2° anos de Informatica A/B e Ris da ETE -Limoeiro


1. (FELA – 96) Uma onda é estabelecida numa corda, fazendo-se o ponto A oscilar com uma freqüência igual a 1 x 10Hertz, conforme a figura. 
Considere as afirmativas:
I – Pela figura ao comprimento de onda é 5 cm.
II – O período da onda é 1 x 10-3 segundos.
III – A velocidade de propagação da onda é de 1 x 10m/s.
São corretas:
  1. I e II
  2. I e III
  3. II e III
  4. I, II e III
2. (UFMG – 95) Um conta gotas situado a uma certa altura acima da superfície de um lago deixa cair sobre ele uma gota d’água a cada três segundos. Se as gotas passarem a cair na razão de uma gota a cada dois segundos, as ondas produzidas na água terão menor
  1. amplitude
  2. comprimento de onda
  3. freqüência
  4. timbre
  5. velocidade
3. (UFMG – 95) Essa figura mostra parte de duas ondas, I e II, que se propagam na superfície da água de dois reservatórios idênticos.
Com base nessa figura é correto afirmar que:
  1. A freqüência da onda I é menor do que o da onda II, e o comprimento de onda de I é maior do que o de II.
  2. As duas onda têm a mesma amplitudes, mas a freqüência da onda I é menor do que o da onda II.
  3. As duas onda têm a mesma freqüência, e o comprimento de onda é maior na onda I do que na onda II.
  4. Os valores da amplitude e do comprimento de onda são maiores na onda I do que na onda II.
  5. Os valores da freqüência e do comprimento de onda são maiores na onda I do que na onda II.
4. (UFMG – 96) Uma rolha flutua na superfície da água de um lago. Uma onda passa pela rolha e executa, então, um movimento de sobe e desce, conforme mostra a figura.
O tempo que a rolha leva para ir do ponto mais alto ao ponto mais baixo do seu movimento é de 2 segundos. O período do movimento da rolha é:
  1. 0,5 s
  2. 1,0 s
  3. 2,0 s
  4. 4,0 s
5. (UFV 95) Uma bóia encontra-se no meio de uma piscina. Uma pessoa provoca ondas na água, tentando deslocar a bóia para a borda. A chegada da bóia à borda da piscina:
  1. jamais ocorrerá.
  2. depende da freqüência da onda
  3. depende da amplitude da onda
  4. depende da densidade da água
  5. depende da razão freqüência/amplitude da onda
6. (UNIPAC 97/II) Um garoto arremessa uma pedra nas águas de um lago tranqüilo e observa que foram geradas ondas circulares. Conclui, acertadamente que:
  1. as ondas transportam matéria
  2. as ondas transportam energia.
  3. a velocidade de propagação das ondas independe da direção
  4. a velocidade de propagação das ondas depende da profundidade do lago.
7. (FUNREI 98) Sabendo-se que o comprimento de uma determinada radiação luminosa que está se propagando em um certo meio transparente tem um valor de l = 4,238×10-7 m e que a freqüência da radiação tem um valor de f = 6,52×1014 Hz, é CORRETO afirmar que a velocidade v com a qual a radiação está se propagando no meio considerado tem o valor
  1. 2,763176 x 108 m/s
  2. 2,763 x 108 m/s
  3. 2,76 x 108 m/s
  4. 2,8 x 108m/s
8. (UFOP 91) Uma onda senoidal propaga-se ao longo de uma corda. O intervalo de tempo mínimo para que um ponto qualquer da mesma passe da posição de deslocamento máximo à posição de deslocamento nulo é 0,25s. Sabendo-se que a velocidade de propagação da onda é de 100m/s, determine:
  1. a freqüência e o período da onda.
  2. o comprimento de onda l da onda.
9. (PUC RS 99) Se numa corda, a distância entre dois vales consecutivos é 30 cm e a freqüência é 6,0 Hz, a velocidade de propagação da onda na corda é
  1. 0,6 m/s
  2. 1,0 m/s
  3. 1,2 m/s
  4. 2,0 m/s
  5. 3,6 m/s
10. Para ondas que têm a mesma velocidade de propagação em um dado meio, são inversamente proporcionais :
  1. sua intensidade e sua amplitude.
  2. seu período e seu comprimento de onda.
  3. sua freqüência e seu comprimento de onda.
  4. seu período e sua amplitude.
  5. sua freqüência e sua amplitude.
11. (PUC MG 2000) Escolha a opção que contenha radiações que NÃO SEJAM de natureza eletromagnética.
  1. raios gama e raios alfa.
  2. raios beta e raios X.
  3. raios X e raios gama.
  4. raios alfa e raios beta.
  5. raios beta e raios gama.
12. (PUC MG 99) Analise as afirmativa a seguir:
I. O fenômeno pelo qual uma onda não forma uma sombra com limites precisos, quando contorna uma barreira que a bloqueia parcialmente, é chamado de difração.
II. As ondas sonoras são exemplos de ondas longitudinais, e as ondas eletromagnéticas são exemplos de ondas transversais.
III. Uma onda de freqüência 50 Hz e comprimento de onda 20 cm está se movendo à velocidade de 10 m/s.
Marque a opção CORRETA
  1. se apenas as afirmativas I e II forem falsas
  2. se apenas as afirmativas II e III forem falsas
  3. se apenas as afirmativas I e III forem falsas
  4. se todas forem verdadeiras
  5. se todas forem falsas
13(PUC MG 99) Em Belo Horizonte há três emissoras de rádio, que estão listadas abaixo, juntamente com as freqüências de suas ondas portadoras, que são de natureza eletromagnética:
Emissora
Freqüência (kHz)
Rádio América
750
Rádio Atalaia
950
Rádio Itatiaia
610
(Dado: velocidade da luz = c = 3,0 x 108 m/s)
Assinale a alternativa que contém os comprimentos de onda dessas ondas portadoras, NA MESMA ORDEM em que foram apresentadas (América,Atalaia e Itatiaia):
  1. 316 metros, 400 metros e 492 metros.
  2. 316 metros, 492 metros e 316 metros.
  3. 492 metros, 316 metros e 400 metros.
  4. 400 metros, 316 metros e 492 metros.
  5. 492 metros, 400 metros e 316 metros.
14. (PUC MG 98-2) Um ser humano normal percebe sons com freqüências variando entre 30 Hz e 20 kHz. Perturbações longitudinais que se propagam através de um meio, semelhantes ao som, mas com freqüências maiores que 20 kHz, são chamadas de ultra-som. Na Medicina, o ultra-som de freqüência entre 1,0 x 106 Hz e 10 x 106 Hz é empregado para examinar a forma e o movimento dos órgãos dentro do corpo. Admitindo que a velocidade de sua propagação nos tecidos do corpo humano é de aproximadamente 1500 m/s, os comprimentos de onda empregados estarão entre os valores de:
  1. 1,5 mm e 15 mm
  2. 0,15 mm e 1,5 mm
  3. 15 m m e 150 m m
  4. 0,67 km e 6,7 km
  5. 6,7 km e 67 km
15. (PUC MG 98-2). Uma onda se propaga em uma corda, conforme figura ao lado. Com base nos dados apresentados, conclui-se que a freqüência dessa onda é:
  1. 2 Hz
  2. 3 Hz
  3. 6 Hz
  4. 9 Hz
  5. 12 Hz
16. (PUC MG 98-2) Um estudante, utilizando equipamentos modernos, mediu o comprimento de onda e a freqüência de cinco ondas eletromagnéticas, denominadas A, B, C, D e E, respectivamente, dentro de um meio desconhecido e escreveu a tabela seguinte:
A
B
C
D
E
Freqüência (104 Hertz)
0,75
1,00
1,87
2,50
5,00
Comprimento de onda ( 104 metros)
2,00
1,50
0,80
0,50
0,30
Considerando o comportamento de ondas eletromagnéticas e analisando os valores da tabela, uma das medidas contém um erro nos valores medidos. Assinale a opção que corresponde à letra da medida errada.
  1. A
  2. B
  3. C
  4. D
  5. E
17. (UFMG 98) O som é um exemplo de uma onda longitudinal. Uma onda produzida numa corda esticada é um exemplo de uma onda transversal. O que difere ondas mecânicas longitudinais de ondas mecânicas transversais é
  1. a freqüência.
  2. a direção de vibração do meio de propagação.
  3. o comprimento de onda.
  4. a direção de propagação.
18. (UFMG 99) Ao vibrar, um diapasão produz uma onda sonora, que corresponde a uma certa nota musical. Essa onda provoca deslocamentos periódicos nas moléculas de ar a partir de suas posições de equilíbrio.
O gráfico mostra o deslocamento médio d das moléculas, em nm (10 -9 m), em função do tempo t, em ms (10 -3 s).
  1. Usando informações do gráfico, DETERMINE o período dessa onda sonora.
  2. CALCULE o comprimento de onda dessa onda sonora propagando-se no ar.
19. (UFMG 97) Um menino caminha pela praia arrastando uma vareta. Uma das pontas da vareta encosta na areia e oscila, no sentido transversal à direção do movimento do menino, traçando no chão uma curva na forma de uma onda.
Uma pessoa observa o menino e percebe que a freqüência de oscilação da ponta da vareta encostada na areia é de 1,2 Hz e que a distância entre dois máximos consecutivos da onda formada na areia é de 0,80 m. A pessoa conclui então que a velocidade do menino é:
  1. 0,67 m/s.
  2. 0,96 m/s.
  3. 1,5 m/s.
  4. 0,80 m/s.
20. (UF RS 2000) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do parágrafo abaixo.
As emissoras de rádio emitem ondas ……….. que são sintonizadas pelo radioreceptor. No processo de transmissão, essas ondas devem sofrer modulação. A sigla FM adotada por certas emissoras de rádio significa ………. modulada.
  1. eletromagnéticas – freqüência
  2. eletromagnéticas – fase
  3. sonoras – faixa
  4. sonoras – fase
  5. sonoras – freqüência
GABARITO
1234567891011121314151617181920
cbadabca) 1,0Hz e 1,0sb) 100mdcdddbbdba) 2×10-3 sb)0,68mba

Buracos Negros




Os buracos negros são regiões espaciais com enorme força gravitacional. Eles nunca foram vistos pelos astrônomos, e os estudiosos só sabem que eles existem graças à atração que exercem sobre os corpos celestes. "Não é possível visualizá-lo porque é uma região onde a densidade de matéria é tão grande que nem a luz consegue escapar do seu campo gravitacional", explica Eduardo Serra Cypriano, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). Portanto, se não há luz em volta, não é possível enxergar nada. 
Os corpos celestes, quando "caem" em um buraco negro, emitem radiação, essa sim perceptível pelos aparelhos de observação astronômica. "No caso de uma estrela, o gás que a compõe espirala até cair no buraco negro, como água indo pelo ralo. Nesse processo, o gás se aquece muito e emite fótons. É essa emissão que detectamos", diz o professor.
Em 1971 foi a primeira vez que os astrônomos perceberam um buraco negro, que ganhou o nome de Cygnus X, pois a emissão detectada era de raios X. Embora essas formações espaciais tenham todo esse poder de atração gravitacional sobre outros corpos, fatores como distância e tamanho interferem para que eles consigam "engolir" os vizinhos. "Se você colocar um buraco negro com a mesma massa do nosso Sol no lugar deste, a Terra continuaria a girar em torno dele exatamente como faz hoje, embora sem receber luz. Para sugar nosso planeta, seria necessário um buraco negro muito mais pesado que o próprio astro solar", exemplifica Francisco Conte, do Clube de Astronomia de São Paulo.
Segundo os estudos realizados atualmente, os astrônomos acreditam que cada galáxia tenha ao menos um buraco negro em seu centro. Como eles se formaram, ainda não é possível afirmar com toda segurança, mas há duas teorias possíveis. Uma, de que eles são oriundos de gases da formação do próprio universo. A outra hipótese é de que eles tenham se formado a partir da desintegração de estrelas.
BURACO NEGRO

Buraco Negro é uma "coisa"
que de negro tem tudo,
mas de buraco não tem nada.
Prof. Renato Las Casas (13/12/99)

Buraco Negro é uma região do espaço onde o campo gravitacional é tão forte que nada sai dessa região, nem a luz; daí vermos negro naquela região. Matéria (massa) é que "produz" campo gravitacional a sua volta. Um campo gravitacional forte o suficiente para impedir que a luz escape pode ser produzido, teoricamente, por grandes quantidades de matéria ou matéria em altíssimas densidades.

Velocidade de Escape

Se atirarmos uma pedra para cima ela "sobe" e depois "desce", certo?
Errado!
Se atirarmos um corpo qualquer para cima com uma velocidade "muito" grande, esse corpo "sobe" e se livra do campo gravitacional da Terra, não mais "retornando" ao nosso planeta.
A velocidade mínima para isso acontecer é chamada de velocidade de escape. A velocidade de escape na superfície da Terra é 40.320 Km/h. Na superfície da Lua, onde a gravidade é mais fraca, é 8.568 Km/h, e na superfície gasosa do gigantesco Júpiter é 214.200 Km/h.
A velocidade da luz é aproximadamente 1.080.000.000 Km/h. Um buraco negro é um corpo que produz um campo gravitacional forte o suficiente para ter velocidade de escape superior à velocidade da luz.
A massa do Sol (0,2 X 10³¹Kg) é 333 mil vezes a massa da Terra e seu diâmetro (1,4 milhões de quilômetros) é mais de 100 vezes o diâmetro da Terra. Ele se transformaria em um buraco negro caso se contraísse a um diâmetro menor que 6 Km.

Detecção

Uma vez que nada sai de um buraco negro, nada de um buraco negro chega até nós. Resta-nos então observá-lo indiretamente, através de sua ação sobre sua vizinhança. "Vemos" um buraco negro observando "coisas" que o rodeiam sob a ação do seu campo gravitacional ou então que "caem" em sua direção, também sob a ação desse mesmo campo gravitacional.
A velocidade com que a matéria, a uma determinada distância de um corpo, o orbita, é proporcional à gravidade desse corpo. Mesmo sem vermos o corpo central podemos saber qual a sua massa se virmos e medirmos a velocidade de nuvens de gás e poeira que o orbitam, por exemplo.
Uma outra situação: se sob a ação da gravidade do corpo central, matéria "cai" em direção a ele, esse material enquanto vai "caindo" vai se comprimindo; por se comprimir vai se esquentando, e quanto mais quente fica, mais irradia... Também nesse caso, se medimos essa radiação, obtemos informações sobre o corpo central.

Buracos Negros Super Massivos

Em 1994, astrônomos que trabalhavam com o Telescópio Espacial Hubble, não apenas obtiveram fortes indícios da presença de um buraco negro no centro de uma galáxia espiral, como também mediram a sua massa. Através de um efeito bem conhecido da física (Efeito Doppler) foi possível medir a velocidade de gás e poeira girando em torno do centro da galáxia M87.
Pelo desvio das linhas espectrais da radiação emitida por esse material, chegou-se à conclusão que ele gira em torno do núcleo de M87 com uma velocidade muito grande. Para manter esse material com uma velocidade tão grande é preciso uma massa central também muito grande. Uma quantidade tão grande de massa no volume interno à órbita do material que o circula só pode ser um buraco negro. A massa deste buraco negro foi estimada em 3 bilhões de massas solares.


Posteriormente foram obtidos indícios de outros buracos negros no centro de outras galáxias. A tabela abaixo nos apresenta 17 galáxias que atualmente suspeitamos possuírem buracos negros supermassivos em seus centros. Também é apresentada a massa estimada desses buracos negros.

Nome da GaláxiaMassa do Buraco Negro (Sol=1)
IE1740.9-2942100 centenas
SgrA*2 milhões
Messier 323 milhões
Centaurus A< 14 milhões
Messier 3130 milhões
Messier 10640 milhões
NGC 337950 milhões
NGC 3377100 milhões
Messier 84300 milhões
NGC 4486B500 milhões
NGC 45941 bilhão
NGC 42611 bilhão
NGC 31152 bilhões
Messier 873 bilhões
Cygnus-A5 bilhões
NGC 4151Não Conhecido
Messier 51Não Conhecido


Hoje acreditamos ser possível que toda grande galáxia tenha um buraco negro, de massa equivalente a milhões ou bilhões de estrelas, em seu centro. Esses buracos negros podem ter se formado no universo primitivo, a partir de gigantescas nuvens de gás ou então depois das galáxias já formadas, a partir do "colapso" de imensos aglomerados estelares.

Buracos Negros Estelares

Antes da fantástica descoberta acima descrita a procura por buracos negros no universo se concentrava principalmente na possível detecção de objetos muito compactos com massa algumas poucas vezes maior que a massa do Sol e que estariam espalhados nas galáxias.
Desde 1939 acreditamos que, em seu processo evolutivo, uma estrela de massa maior que 3,2 vezes a massa do Sol, quando acaba o seu combustível, pode "desabar sob seu próprio peso". Essa estrela pode se contrair tanto que dê origem a um campo gravitacional forte o suficiente para impedir que a luz escape de suas proximidades. Um buraco negro!
Se um buraco negro desses estiver envolto por uma nuvem de gás e poeira ou se tiver uma estrela por companheira, pode ser que tenhamos matéria dessa nuvem ou dessa estrela "caindo" no buraco negro e então irradiando (principalmente na freqüência de raio X). Um número considerável de estrelas da nossa galáxia forma sistemas duplos. É possível então que tenhamos vários buracos negros cabíveis de serem detectados através dessa radiação.
Cygnus X-1 é uma "fonte de raios X", companheira de uma estrela de massa aproximadamente 30 vezes a do Sol (HDE 226868) e é um dos mais fortes candidatos a buraco negro conhecido.




A tabela abaixo nos apresenta 8 estrelas que acreditamos possam ser companheiras de buracos negros. Também é apresentada a massa estimada desses buracos negros.
Nome da EstrelaMassa do Buraco Negro (Sol=1)
A0620-003 - 4
Cygnus X-1 (HDE 226868)4 - 8
Sco X-13 - 10
GS2000+253 - 10
GX339-43 - 10
V 404 Cygni8 - 12
Nova Muscae 19913 - 10
Nova Ophiuchi 19776 - 7

Uma Nova Classe de Buracos Negros
Em abril passado astrônomos da NASA e da Carnegie Mellon University comunicaram haver obtido, separadamente, evidências da existência de buracos negros de massas variando entre 100 e 10.000 massas solares, nos centros de algumas galáxias.
Os astrônomos da NASA obtiveram tal evidência estudando raios X emitidos por 39 galáxias próximas à nossa. NGC 4945, uma galáxia espiral muito parecida com a Via Láctea (nossa galáxia), é uma dessas. Os astrônomos da Carnegie Mellon University chegaram à mesma evidência estudando raios X provenientes de M82.
Têm sido elaboradas teorias procurando entender a origem desses buracos negros "meio pesados".





Mini Buracos Negros?
Vale a pena lembrar que muitos astrônomos e físicos acreditam na existência de mini buracos negros que teriam sua origem nos primórdios do universo.
Alguns procuram explicar a explosão que ocorreu sobre o rio Tunguska na Sibéria em 1908 e destruiu mais de 2.150 quilômetros quadrados de densa floresta, à colisão de um desses mini buracos negros com a Terra.

Para Alunos do 3° ano do Ensino médio

http://pt.scribd.com/doc/19023887/Fisica-Moderna-Uma-analise-do-Ensino-monografia

Curso de física para o vestibular. Video Aula


SSA-UPE 2013 e Vestibular Tradicional


Fica a dica


Vídeo aula


Este vídeo resume bem o conteúdo de Cinemática